domingo, 16 de julho de 2017

mari hirata sensei

Como já disse em um registro antigo (sobre o delicioso "As minhas receitas japonesas"), um dia, lá dos tempos do IFUSP, conheci o Toninho, e depois a Alice, que me apresentaram a Beth e o Fábio, que por sua vez me convidaram para estudar inglês na casa da Sibele, que muito depois me apresentou o Koji, que é irmão da chef Mari Hirata. Se é que eu me lembro bem estive apenas uma vez com ela, em jantar na casa da Sibele e do César Koji, mas não estou certo. Fica-se velho e a invenção começa a substituir a memória, como nos livros, nos romances, na ficção. Se aquele "As minhas receitas japonesas" era um livro assinado ela, esse "Mari Hirata Sensei" é um livro sobre Mari Hirata, assinado desta vez por Haydée Belda. Haydée é uma aprendiz mas não uma amadora. Ela tem uma memória afetiva da culinária de suas avós e nos anos 1990 teve aulas com grandes cozinheiros americanos. Em algum momento, em Paraty, convidada a participar de uma série de aulas na cozinha de uma amiga, ela tornou-se aluna da Mari. O encantamento foi imediato. Um dia Mari convidou-a para registrar em livro a sua habilidade de ensinar a cozinhar. A ambição de Mari e Haydée era que esse livro capturasse de fato todas as etapas necessárias para que um leitor curioso conseguisse produzir os pratos nele descritos, sem intimidação, sem medo, sem temor. As fotografias que ilustram as receitas são poderosas, assinadas por dois sujeitos, um japonês (Masaharu Hatta) e um brasileiro (Andreas Heiniger). As receitas são apresentadas na forma convencional: dos pães às entradas; das saladas às sopas; dos peixes às carnes e aves; das sobremesas às geleias. Separadamente estão descritas as receitas básicas da culinária da Mari: arroz, dashi, gari, tsuyu, ponzu, massas e caldas. Há também mimos no livro: O leitor encontra um glossário dos termos gastronômicos e ingredientes mais importantes, curtas biografias de Mari e Haydée, uma lista com endereços de mercados, produtores e chefs japoneses (de Tóquio, basicamente). Os livros de gastronomia são quase sempre previsíveis, mas há vezes em que além das receitas o leitor encontra algo do encantamento e magia que apenas aqueles verdadeiramente compromissados com o oficio de preparar alimentos sabem transmitir. Por mais inusitado que seja, esse livro lembrou-me aqueles editados por Manuel Vazquez Montalbán, como o "La boqueria". Que alegria ler livros assim. Continuo achando que é pena que junto com as belas fotografias o livro não traga também um tanto dos aromas e dos sabores dos pratos.  Evoé Mari, evoé. Evoé Haydée, evoé.
[início 11/04/2017 - fim 15/07/2017]
"Mari Hirata Sensei", Haydée Belda, fotografias de Andreas Heiniger, Masahuru Hatta, São Paulo: Editora Beî Comunicação, 1a. edição (2016), brochura 18,5x25cm, 279 págs. ISBN: 978-85-7850-140-2

Nenhum comentário: