sábado, 28 de maio de 2016

puro erotismo

Descobri Mempo Giardinelli há poucos anos e desde então sempre compro sem medo qualquer livro dele que encontro, seguro de que lerei cousa boa. Essa seleção de suas histórias é chilena e inclui textos com vocação erótica, lasciva, sensual. São seis narrativas curtas, seis fantasias (uns contos e alguns fragmentos de novelas). Três delas eu já conhecia muito bem: "Luna Caliente" (só os trechos mais picantes de sua ótima novela, que é de 1983); "La noche del tren" (um divertido conto sobre um rapaz que viaja de trem com sua tia balzaquiana numa véspera de Natal, publicado em 2006) e  "Sentimental Journey" (também conto, que trata dos sonhos compartidos de dois desconhecidos, que juntos fazem uma curta viagem de ônibus, já incluído em uma outra seleção dele, de 2009). As outras três narrativas eram inéditas para mim.  "El cielo con las manos" é uma novela, de 1981; o fragmento incluído nesta antologia trata de uma bela e completa trepada que termina numa angústia terrível, que é a descoberta da perda da antecipação do sexo, da estimulante dúvida que um sujeito tem quando não sabe se a pessoa que deseja cederá ao flerte, à sedução. "Rosita, la vida se acaba" e "Silvina" parecem ser contos independentes, mas não soube localizar a data da primeira publicação deles. O primeiro dá conta do sexo duro e traumatizante que experimenta uma mulher reiteradamente violentada pelo marido. O segundo associa fragmentos de filmes americanos antigos, quadros de museus e a atmosfera mágica de uma grande cidade ao encontro furtivo de um casal de mexicanos que comete adultério longe de casa, em New York. Don Giardinellli sabe mesmo contar suas histórias. Vale a pena consultar sua página pessoal, repleta de informações sobre sua obra e sobre seu ofício (ele é também um respeitado professor universitário, um verdadeiro estudioso da arte que pratica).
[início: 22/05/2016 - fim: 26/05/2016]
"Puro erotismo", Mempo Giardinelli (Oscar Alfredo Giardinelli Alfaro), Santiago/Chile: LOM ediciones, 1a. edição (2011), brochura 9x17 cm., 68 págs., ISBN: 978-956-282-185-8

5 comentários:

vera maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vera maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vera maria disse...

Que interessante ler a palavra 'trepada' dita tão naturalmente em seu texto. Já pensei, outrora, em fazer dissertação sobre erotismo, acabei nos braços cristãos de Adelia Prado, cuja poesia ainda hoje me toca. Reuni algum material na ocasião, hoje meio disperso, mas esse autor não conheço. Espero vir a conhecer. Abraço, Merci toujours. Vera

P.S.Li o Coetzee que você me enviou, e gostei bem. Merci!

Aguinaldo Medici Severino disse...

Olá minha cara.

Pois descobri o Giardinelli graças a um amigo. O "Luna Caliente" é um livro especial. Há varias edições no mercado. Acho que você vai gostar. O site dele é muito bom. Ha varios links e dicas sobre produção literária.

Fiquei devendo te responder sobre os livros ilustrados que apresentam filósofos e escritores. Dependendo de quem escreve o texto funciona. Tenho vários destas coleções.

Abraços.

vera maria disse...

Nada me deves, caríssimo Aguinaldo, enviei as fotos apenas como curiosidade, e talvez para observar como há tantos anos atrás a cultura estadunidense já fazia esses resumões de todo e qualquer pensador/pensamento, seja ele filosófico ou best-seller de bobagens. E eles fazem bem, porque levam a sério tudo que pode ser bem vendido. (rsrs)

Vou anexar o Luna Caliente a meus desejos, e se o encontrar dando sopa, compro e vai pra fila (hehe)

Grande abraço,
Vera